Como posso controlar meu peso

. Seguem alguns conselhos.

Saiba quando parar. “Eu costumava contar calorias”, diz Júlia, de 19 anos, “mas agora eu simplesmente paro de comer quando estou satisfeita”.

Evite alimentos que não são saudáveis. “Só de cortar o refrigerante”, diz Peter, de 21 anos, “perdi quase 5 quilos em apenas um mês!”

Corrija maus hábitos alimentares. “Quando tomo uma refeição, tento não repetir”, diz Érica, de 19 anos.

Ponto-chave: Não pule refeições. Se fizer isso, ficará com muita fome e vai acabar comendo demais.

É claro que algumas pessoas que dizem “Eu preciso controlar meu peso” têm uma imagem distorcida do corpo. Mas na realidade elas estão bem fisicamente. E você? O que pode fazer se precisa mesmo perder peso? Veja o que deu certo no caso de uma jovem chamada Catherine.

“Eu era uma adolescente obesa, algo que eu nunca quis que acontecesse comigo. Eu estava insatisfeita com minha aparência e não me sentia bem fisicamente.

“De tempos em tempos, tentava perder peso com alguma dieta especial, mas sempre engordava de novo. Então, quando tinha 15 anos, tomei uma decisão séria: perder peso da maneira certa — de uma maneira que eu conseguisse seguir a vida inteira.

“Comprei um livro sobre princípios básicos de nutrição e exercícios, e coloquei em prática o que li. Estava decidida a não desistir mesmo se tivesse uma recaída ou ficasse desanimada.

“Sabe o que aconteceu? Deu certo! No período de um ano, perdi 27 quilos. Já faz dois anos que mantenho o peso que eu queria. Para mim, isso parecia impossível.

“Acho que consegui porque mudei meu estilo de vida, não apenas meus hábitos alimentares.” — Catherine, 18 anos.